quinta-feira, 9 de julho de 2015

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

1.Perspectiva Histórica:

.Sócrates – O Conhecimento preexiste no espírito do homem. A aprendizagem consiste no despertar ( maiêutica ) esse conhecimento inato.
.Platão- Doutrina da reminiscência.  Idéias de uma encarnação anterior que voltam à consciência.
.Aristóteles- Todo conhecimento começa pelos sentidos.
.Tomás de Aquino- O principal agente da aprendizagem é a atividade de quem aprende.  A aprendizagem é um processo inteligente, dinâmico e auto-ativo.
2.Conceituação:    - Associação S-R ( T. Conexionista)
-         Adaptação ao ambiente ( Funcionalismo)
-         Reforço do comportamento ( Hull)
-         Condicionamento Operante ( Skinner)
-         Processo perceptivo (T. da Gestalt)

Aprendizagem: Modificação sistemática do comportamento através da experiência com um sentido de progressiva adaptação ou ajustamento.

Hilgard -“ Aprendizagem é o processo pelo qual uma atividade tem origem ou é modificada pela reação a situação encontrada, desde que as características da mudança de atividade não possam ser explicadas por tendências inatas de resposta, maturação ou estado temporários do organismo”.

                        A aprendizagem envolve o uso e o desenvolvimento de todas as potencialidades do homem, tanto físicas, quanto mentais e afetivas.

3. Característica da Aprendizagem.

1-Processo Dinâmico: Participação global do indivíduo em seus aspectos físicos, intelectuais, emocionais e social.
2-Processo Continuo: Do nascimento até a morte.
3-Processo Global:  todos os aspectos constitutivos da personalidade entram em atividade no ato de aprender.
4-Processo Pessoal: A aprendizagem é intransferível de um indivíduo para outro.
5-Processo Gradativo: Cada nova aprendizagem acresce novos elementos à experiência anterior. Operações crescentemente complexas.
6-Processo Cumulativo: A experiência atual aproveita-se das experiências anteriores.

4. TIPOS DE APRENDIZAGEM:

4.1.-Aprendizagem Cognitiva: É aquela em que cujo processamento predominam os elementos de natureza intelectual: percepção, raciocínio, memória etc.
a)     Percepção- Forma pela qual um indivíduo interpreta os estímulos do meio, utilizando sua experiência, suas vivências anteriores e suas necessidades presentes.
Depende de:         -   experiência anterior
-         interesse ( motivação).
-         Sensibilidade dos órgãos dos sentidos.
-         Integração do que ocorre.

b) Atenção- É a percepção selecionada de alguns aspectos ambientais.
Fatores que influenciam:    -  intensidade do estímulos
               -   subitancidade da mudança.
               -   Novidade.
               -   Necessidade individuais.
c) Formação de conceitos:
                                             
Percepção----Evocação da imagem------Associação com imagens semelhantes.--------------- Significado geral.
Os Conceitos são expressos através de símbolos- números ou palavras.

d) Memória: Colabora para o exercício das funções do raciocínio e da generalização.
Funções- Fixação, retenção, evocação e reconhecimento.
                

Processos de Aprendizagem Cognitivas

a)Insight- ocorre quando o sujeito consegue perceber todas relações existentes em uma situação problemática, formando uma estrutura, integrado os elementos em um todo.
Características:  - Processo inteligente.
-         processo interpretativo.
-         Processo integrativo.

Leva à organização de princípios gerais que serão aplicados em outras
Situações semelhantes, evitando a repetição inútil.

b)    Ensaio e erro- “ Aprendizagem pela seleção de respostas bem sucedidas”: Resultam no Insight.

. Fatores necessários a uma  situação de Aprendizagem por ensaio e erro

Estimulo Chave- Problema.
Estímulo Interno- motivação, necessidade.
Observação- Percebe relações.
Formulação de Hipóteses- tentativas, sem resposta.
Seleção da Hipótese Adequada- resposta certa
Integração da resposta certa na conduta do sujeito- modificação do comportamento, recompensa.

4.2. Aprendizagem Motora:

Também chamada de aprendizagem de automatismo. Propicia ao aprendiz meios de adaptação às situações de vida, sem exigir muito do trabalho mental.

-Automatismo- Padrão fixo de conduta selecionada, que permite ao sujeito enfrentar as situações constantes e rotineiras da vida ou da profissão, com agilidade, rapidez e economia de tempo e esforço.
Necessita da pratica para ser atingida. Treino, repetição.
As dificuldades serão transpostas depois que o sujeito tiver uma concepção geral do que vai aprender e começar a fazer discriminações do geral, aproveitando-se das experiências anteriores.

 Fatores que contribuem para a aprendizagem motora:

1-    Compreensão e Percepção: Possibilita a inferência de princípios gerais de funcionamento, transferencias de movimento adequados de uma situação para outra, previsão de erros, aprendizagem mais rápida e eficiente.
2-    Coordenação de movimentos: Depende do controle muscular. É Necessário discriminar e selecionar os movimentos mais adequados à execução da tarefa.
3-    Automatização da Aprendizagem: Resulta da prática e consiste na execução de um movimento, de uma habilidade, sem utilização do trabalho consciente.

Processos de  Aquisição de Automatismos

1.     Prática ou Treino: Necessidade de praticar, de fazer exercícios.
2.     Demonstração Didática: Executar o automatismo diante do aluno, atendendo a certas exigências didáticas.
3.     Imitação: Através dela os comportamentos, as habilidades e os códigos do meio social são integrados na personalidade da criança.
4.     Ensaio-e-erro: Aquisição de habilidades é um processo de seleção de movimentos.
. Passos no desenvolvimento da habilidade:
a) Movimentos Inúteis.
b)    Seleção e uso de ensaios bem sucedidos.
c)     Repetição dos movimentos selecionados que conduziram ao êxito.

4.3. Aprendizagem Apreciativa, Emocional ou Afetiva:

·        “A apz. Apreciativa influi, modifica e aperfeiçoa a personalidade do educando”.

·        “Compreende atitudes e valores sociais, traduzidos por gostos, preferências, simpatias, costumes, crenças, hábitos e idéias de ação, que constituem os princípios mais gerais de conduta humana”.

·        Resulta em respostas afetivas, positivas e negativas.

·        Processos Básicos:
a)     Condicionamento de reações.
b)    Imitação.

5.     CONDIÇÕES BIOLÓGICAS DA APRENDIZAGEM

a)     Maturidade: “Diferenciações estruturais e funcionais do organismo que permitem, na série gradativa dos comportamentos da espécie, execução plena e eficiente, sem treino anterior”. (Heinz Werner)
b)    Integridade dos Órgãos dos Sentidos.
c)     Capacidade de produzir reações múltiplas face a uma situação.
d)    Capacidade de modificar seus padrões de comportamento.
e)     Plasticidade: “A capacidade para aprender resulta da plasticidade do SN, ao responder aos estímulos”.
f)      Influência de drogas, doenças e nutrição.
g)     Condições Ambientais.
h)    A Idade e a Aprendizagem: “A capacidade para aprender continua a desenvolver-se até os 23 anos, atingindo o platô aos 40 anos e declinando na proporção de 0.5% a 1% anual da capacidade exibida na casa dos vinte.

6.     CONDIÇÕES PSICOLÓGICAS DA APRENDIZAGEM

·        P. Young (1936): Todo comportamento é motivo. Sem motivação aumenta a tensão emocional ocasionando fadiga, desinteresse, desatenção etc.
·        Motivo: MOVERE, MOTUM. Provocar movimento. Envolve necessidade, desejos, interesses, valores. É uma condição interna que leva o indivíduo, ou que o predispõe a persistir em um comportamento orientado para um objetivo.
·        Clasificação dos Motivos:
a)     Quanto à Fonte: Biológicos (fome, sede) / Mesológicos (medos, aprovação)
b)    Quanto à Natureza: Biológicos / Psicológicos (afeição) / Sociais (liderança)
c)     Quanto à Origem Psíquica: Inconscientes / Conscientes.
d)    Quanto aos objetivos: Motivos de Deficiência (segurança, sobrevivência) / Motivos de Excesso (estimulação, satisfação).
e)     Quanto à Duração: Transitórios e Superficiais / Permanentes e Profundos.

BIBLIOGRAFIA:
CAMPOS, Dinah Martins de Souza. Psicologia da Aprendizagem. Zahar.1984.



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