1.Perspectiva Histórica:
.Sócrates – O Conhecimento preexiste no espírito do
homem. A aprendizagem consiste no despertar ( maiêutica ) esse conhecimento
inato.
.Platão- Doutrina da reminiscência. Idéias de uma encarnação anterior que voltam
à consciência.
.Aristóteles- Todo conhecimento começa pelos
sentidos.
.Tomás de Aquino- O principal agente da aprendizagem
é a atividade de quem aprende. A
aprendizagem é um processo inteligente, dinâmico e auto-ativo.
2.Conceituação: -
Associação S-R ( T. Conexionista)
-
Adaptação ao ambiente ( Funcionalismo)
-
Reforço do comportamento ( Hull)
-
Condicionamento Operante ( Skinner)
-
Processo perceptivo (T. da Gestalt)
Aprendizagem: Modificação sistemática do
comportamento através da experiência com um sentido de progressiva adaptação ou
ajustamento.
Hilgard -“
Aprendizagem é o processo pelo qual uma atividade tem origem ou é modificada
pela reação a situação encontrada, desde que as características da mudança de
atividade não possam ser explicadas por tendências inatas de resposta,
maturação ou estado temporários do organismo”.
A aprendizagem envolve o uso e o
desenvolvimento de todas as potencialidades do homem, tanto físicas, quanto
mentais e afetivas.
3.
Característica da Aprendizagem.
1-Processo Dinâmico:
Participação global do indivíduo em seus aspectos físicos, intelectuais,
emocionais e social.
2-Processo Continuo: Do
nascimento até a morte.
3-Processo Global: todos os aspectos constitutivos da personalidade
entram em atividade no ato de aprender.
4-Processo Pessoal: A
aprendizagem é intransferível de um indivíduo para outro.
5-Processo Gradativo: Cada nova
aprendizagem acresce novos elementos à experiência anterior. Operações
crescentemente complexas.
6-Processo Cumulativo: A experiência atual aproveita-se
das experiências anteriores.
4.
TIPOS DE APRENDIZAGEM:
4.1.-Aprendizagem Cognitiva: É aquela em que cujo processamento predominam os elementos de
natureza intelectual: percepção, raciocínio, memória etc.
a) Percepção- Forma pela qual um indivíduo
interpreta os estímulos do meio, utilizando sua experiência, suas vivências
anteriores e suas necessidades presentes.
Depende de: -
experiência anterior
-
interesse ( motivação).
-
Sensibilidade dos órgãos dos sentidos.
-
Integração do que ocorre.
b) Atenção- É a percepção selecionada de alguns
aspectos ambientais.
Fatores que influenciam: -
intensidade do estímulos
- subitancidade da mudança.
- Novidade.
-
Necessidade individuais.
c) Formação de conceitos:
Percepção----Evocação da
imagem------Associação com imagens semelhantes.--------------- Significado
geral.
Os
Conceitos são expressos através de símbolos- números ou palavras.
d) Memória: Colabora para o exercício das funções do
raciocínio e da generalização.
Funções- Fixação, retenção, evocação e
reconhecimento.
Processos de Aprendizagem Cognitivas
a)Insight- ocorre quando o sujeito consegue perceber
todas relações existentes em uma situação problemática, formando uma estrutura,
integrado os elementos em um todo.
Características: - Processo inteligente.
-
processo interpretativo.
-
Processo integrativo.
Leva
à organização de princípios gerais que serão aplicados em outras
Situações
semelhantes, evitando a repetição inútil.
b) Ensaio e erro- “
Aprendizagem pela seleção de respostas bem sucedidas”: Resultam no Insight.
. Fatores
necessários a uma situação de
Aprendizagem por ensaio e erro
Estimulo
Chave- Problema.
Estímulo
Interno- motivação, necessidade.
Observação- Percebe relações.
Formulação
de Hipóteses- tentativas, sem
resposta.
Seleção da Hipótese Adequada- resposta certa
Integração
da resposta certa na conduta do sujeito-
modificação do comportamento, recompensa.
4.2. Aprendizagem Motora:
Também chamada de aprendizagem
de automatismo. Propicia ao aprendiz meios de adaptação às situações de vida,
sem exigir muito do trabalho mental.
-Automatismo-
Padrão fixo de conduta selecionada, que permite ao sujeito enfrentar as
situações constantes e rotineiras da vida ou da profissão, com agilidade,
rapidez e economia de tempo e esforço.
Necessita
da pratica para ser atingida. Treino, repetição.
As
dificuldades serão transpostas depois que o sujeito tiver uma concepção geral
do que vai aprender e começar a fazer discriminações do geral, aproveitando-se
das experiências anteriores.
Fatores que contribuem para a aprendizagem
motora:
1-
Compreensão e Percepção: Possibilita a
inferência de princípios gerais de funcionamento, transferencias de movimento
adequados de uma situação para outra, previsão de erros, aprendizagem mais
rápida e eficiente.
2- Coordenação de movimentos: Depende do controle
muscular. É Necessário discriminar e selecionar os movimentos mais adequados à
execução da tarefa.
3- Automatização da
Aprendizagem:
Resulta da prática e consiste na execução de um movimento, de uma habilidade,
sem utilização do trabalho consciente.
Processos
de Aquisição de Automatismos
1.
Prática ou Treino: Necessidade de praticar, de fazer
exercícios.
2. Demonstração Didática:
Executar o automatismo diante do aluno, atendendo a certas exigências
didáticas.
3. Imitação: Através dela os
comportamentos, as habilidades e os códigos do meio social são integrados na
personalidade da criança.
4. Ensaio-e-erro: Aquisição de
habilidades é um processo de seleção de movimentos.
.
Passos no desenvolvimento da habilidade:
a)
Movimentos Inúteis.
b) Seleção e uso de ensaios bem
sucedidos.
c) Repetição dos movimentos
selecionados que conduziram ao êxito.
4.3.
Aprendizagem Apreciativa, Emocional ou Afetiva:
·
“A apz. Apreciativa influi, modifica e aperfeiçoa a personalidade do
educando”.
·
“Compreende atitudes e valores sociais, traduzidos por gostos,
preferências, simpatias, costumes, crenças, hábitos e idéias de ação, que
constituem os princípios mais gerais de conduta humana”.
·
Resulta em respostas afetivas, positivas e negativas.
·
Processos Básicos:
a) Condicionamento de reações.
b) Imitação.
5. CONDIÇÕES BIOLÓGICAS DA
APRENDIZAGEM
a)
Maturidade: “Diferenciações estruturais e funcionais do
organismo que permitem, na série gradativa dos comportamentos da espécie,
execução plena e eficiente, sem treino anterior”. (Heinz Werner)
b) Integridade dos Órgãos dos
Sentidos.
c) Capacidade de produzir
reações múltiplas face a uma situação.
d) Capacidade de modificar seus
padrões de comportamento.
e) Plasticidade: “A capacidade
para aprender resulta da plasticidade do SN, ao responder aos estímulos”.
f) Influência de drogas,
doenças e nutrição.
g) Condições Ambientais.
h) A Idade e a Aprendizagem: “A
capacidade para aprender continua a desenvolver-se até os 23 anos, atingindo o
platô aos 40 anos e declinando na proporção de 0.5% a 1% anual da capacidade
exibida na casa dos vinte.
6. CONDIÇÕES PSICOLÓGICAS DA
APRENDIZAGEM
·
P. Young (1936): Todo comportamento é motivo. Sem motivação aumenta a
tensão emocional ocasionando fadiga, desinteresse, desatenção etc.
·
Motivo: MOVERE, MOTUM. Provocar movimento. Envolve necessidade,
desejos, interesses, valores. É uma condição interna que leva o indivíduo, ou
que o predispõe a persistir em um comportamento orientado para um objetivo.
·
Clasificação dos Motivos:
a) Quanto à Fonte: Biológicos
(fome, sede) / Mesológicos (medos, aprovação)
b) Quanto à Natureza:
Biológicos / Psicológicos (afeição) / Sociais (liderança)
c) Quanto à Origem Psíquica:
Inconscientes / Conscientes.
d) Quanto aos objetivos:
Motivos de Deficiência (segurança, sobrevivência) / Motivos de Excesso
(estimulação, satisfação).
e) Quanto à Duração:
Transitórios e Superficiais / Permanentes e Profundos.
BIBLIOGRAFIA:
CAMPOS, Dinah Martins de Souza. Psicologia da Aprendizagem. Zahar.1984.
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