Instantes – J.L. Borges?Nadine Stair? Don Herold?
"Se eu pudesse novamente viver a minha vida,
na próxima trataria de cometer mais erros.
Não tentaria ser tão perfeito,
relaxaria mais, seria mais tolo do que tenho sido.
Na verdade, bem poucas coisas levaria a sério.
Seria menos higiênico. Correria mais riscos,
viajaria mais, contemplaria mais entardeceres,
subiria mais montanhas, nadaria mais rios.
Iria a mais lugares onde nunca fui,
tomaria mais sorvetes e menos lentilha,
teria mais problemas reais e menos problemas imaginários.
Eu fui uma dessas pessoas que viveu sensata
e profundamente cada minuto de sua vida;
claro que tive momentos de alegria.
Mas se eu pudesse voltar a viver trataria somente
de ter bons momentos.
Porque se não sabem, disso é feita a vida, só de
momentos;
não percam o agora.
Eu era um daqueles que nunca ia
a parte alguma sem um termômetro,
uma bolsa de água quente, um guarda-chuva e um pára-quedas
e,
se voltasse a viver, viajaria mais leve.
Se eu pudesse voltar a viver,
começaria a andar descalço no começo da primavera
e continuaria assim até o fim do outono.
Daria mais voltas na minha rua,
contemplaria mais amanheceres e brincaria com mais crianças,
se tivesse outra vez uma vida pela frente.
Mas, já viram, tenho 85 anos e estou morrendo"
Esse é o famoso poema atribuído a Borges. Mais tarde, descobriu-se (pelo menos temporariamente) ter sido escrito por Nadine Stair, uma poetisa estadunidense praticamente desconhecida nos meios literários. Seus versos ganharam o mundo, foram utilizados em comerciais de TV, estampados em canecas, camisetas e cartões. Com o advento da internet ele explodiu nos cinco continentes, e, talvez tenha sido a “mensagem de amor à vida” mais transmitida pela rede mundial de computadores em todos os tempos, o que acabou por ajudar os fãs de Borges ou aqueles leitores mais curiosos a descobrir a verdadeira autoria.
Para José Neumanne Pinto: “A autoria não resistiria a uma análise crítica criteriosa, mas seu nome foi associado à peça literária sem valor nenhum e ganhou o tom de mensagem de amor à vida. Ninguém em pleno domínio das faculdades mentais imaginaria que o mestre fosse capaz de versos cafonas como: “Se pudesse voltar a viver / começaria a andar descalco no começo da primavera”. Talvez o próprio Borges risse, se recebesse um cartão de Natal com o pobre poema que algum anônimo associou a seu nome, então já uma grife.
Certa feita, na livraria de Alfonso Guerra em Sevilha, uma mulher confessou a María Kodama (viúva de Borges) sua admiração por estes versos, sua identificação com o conteúdo. A resposta de Kodama foi devastadora: "Si Borges hubiera escrito eso yo habría dejado de estar enamorada de él en ese momento". "El poema, sin ningún valor literario" escreveu Kodama, "desvirtúa el mensaje de la obra de Borges. Amparándose en una firma famosa, se intenta transmitir un sentido de la vida completamente materialista, sin ninguna busca de perfección espiritual ni inquietud intelectual".
A poeta e pesquisadora Betty Vidigal, em artigo para o Jornal de poesia, apresenta o poema em seu idioma original (inglês) e mais uma revelação: o tal “Instantes” não poderia ter sido escrito por Nadine Stair porque não existe nenhuma escritora com esse nome no local ou época indicados. O autor seria Don Herold (1889-1966), escritor e humorista estadunidense que assim publicou seu poema, intitulado “Daisies”, em outubro de 1953:
“Of course, you can't unfry an egg, but there is no law against thinking about it. If I had my life to live over again, I'd try to make more mistakes next time. I would relax. I would limber up. I would be sillier than I have been this trip. I know of very few things I would take seriously. / I would be crazier. I would be less hygienic. I would take more chances. I would take more trips. I would climb more mountains, swim more rivers, and watch more sunsets. / I would burn more gasoline. I would eat more ice cream and fewer beans. I would have more actual problems and fewer imaginary ones. / You see, I am one of those people who live prophylactically and sensibly and sanely. Hour after hour. Day by Day. / Oh, I have had my moments, and if I had it to do over again, I'd have more of them. In fact, I'd having nothing else. Just moments, one right after another instead of living so many years ahead of each day. / I have been one of those people who never go anywhere without a thermometer, a hot water bottle, a gargle, a rain coat, and a parachute. / If I had it to do over again, I would go places and do things and travel lighter than I have. If I had my life to live over, I would start barefoot earlier in the spring and stay that way later in the fall. / I would play hockey more often. I would ride more merry-go-rounds. I'd pick more daisies.
quinta-feira, 9 de agosto de 2012
Introdução à Psicologia
DEFINIÇÃO DE PSICOLOGIA
●Psicologia (do grego Ψυχολογία, transl. psykhologuía, de ψυχή, psykhé,
"psique", "alma", "mente" e λόγος, lógos,
"palavra", "razão" ou "estudo") "é a ciência
que estuda o comportamento (tudo o que organismo faz) e os processos mentais
(experiências subjetivas inferidas através do comportamento)".
O principal foco da psicologia se encontra no indivíduo, em geral
humano, mas o estudo do comportamento animal para fins de pesquisa e correlação,
na área da psicologia comparada, também desempenha um papel importante.
- CIÊNCIA QUE ESTUDA O COMPORTAMENTO DOS SERES ANIMADOS.
- ESTUDO CIENTÍFICO DO COMPORTAMENTO: 1. Eventos Internos. e 2. Eventos Externos.
- No Século XVIII (1734), CRISTIAN WOLFF emprega pela primeira vez o termo Psicologia.
Experimental.
Do Esporte
Do Desenvolvimento.
Da personalidade.
Social.
Educacional.
Organizacional.
Clínica.
Do Esporte
Do Desenvolvimento.
Da personalidade.
Social.
Educacional.
Organizacional.
Clínica.
Hospitalar (ou da Saúde)
Forense.
Forense.
A CONTRIBUIÇÃO DA FILOSOFIA
Sócrates (470-399)
Ironia e Maiêutica.
Conhece-te a ti mesmo.
O verdadeiro conhecimento vem de dentro.
Conhece-te a ti mesmo.
O verdadeiro conhecimento vem de dentro.
¨A alma existe antes de vir habitar o corpo.
¨Eros: desejo de voltar à verdadeira morada da alma.
Aristóteles (384-322)
¨Objeto geral da psicologia aristotélica é o mundo animado, isto é, vivente, que tem por princípio a alma e se distingue essencialmente do mundo inorgânico, pois, o ser vivo diversamente do ser inorgânico possui internamente o princípio da sua atividade, que é precisamente a alma, forma do corpo.
¨O que caracteriza a alma humana é a racionalidade, a inteligência, o pensamento, pelo que ela é espírito.
¨O que caracteriza a alma humana é a racionalidade, a inteligência, o pensamento, pelo que ela é espírito.
Agostinho de Hipona (354-430)
Agostinho, inspirado no neoplatonismo de Plotino, valoriza a autonomia da alma não como algo reencarnado, mas como dádiva do criador. Essa alma teria uma função vitalizante, sensitiva e cognoscente e seria capaz, enquanto consciência imediata, de apreender a si mesma.
Deu muita importância ao conhecimento de si mesmo com o argumento de que somente a alma era capaz de conhecer a própria alma.
No entanto, a maior dificuldade da alma era obedecer a si mesma. Esta obediência só era possível através da graça de Deus. O conhecimento de si mesmo através da memória foi definido como sendo constituído de uma realidade temporal e não espacial. Desta forma, entendia a vida interior como uma experiência temporal.
Deu muita importância ao conhecimento de si mesmo com o argumento de que somente a alma era capaz de conhecer a própria alma.
No entanto, a maior dificuldade da alma era obedecer a si mesma. Esta obediência só era possível através da graça de Deus. O conhecimento de si mesmo através da memória foi definido como sendo constituído de uma realidade temporal e não espacial. Desta forma, entendia a vida interior como uma experiência temporal.
Tomás de Aquino (1225-1274)
Seu trabalho busca a conciliação entre a filosofia naturalista de Aristóteles e a Teologia Cristã de Agostinho. Aquino conceitua a alma como imaterial, unida ao corpo sem intermediário e permanentemente orientada para o mundo natural.
PRINCIPAIS ESCOLAS EM PSICOLOGIA
1. O ESTRUTURALISMO
● W. WUNDT (1832-1920) e E.B. TITCHENER (1867 – 1927)
«Em psicologia, verificamos que somente aqueles fenômenos mentais que
são diretamente acessíveis às influências físicas podem se tornar objeto de experimento»
(Wundt,1894).
2. O FUNCIONALISMO
Edward Lee
Thorndike (1874 - 1949)
●Coloca em cheque qualquer possibilidade de uma psicologia estruturada
em elementos
mentais. O aspecto estrutural
do psiquismo deve ser buscado não nos seus supostos
elementos, mas nas funções, atos ou
processos mentais. A psicologia deve reconhecer
em sua analise estrutural não os elementos como sensações,
sentimentos, mas atos
como julgar, perceber, recordar. Para Angell a psicologia se torna
mais funcional do que
a biologia, pois não apenas o funcional precede e produz o estrutural,
como também
ambos representam duas faces de um mesmo fato.
●Os psicólogos funcionalistas
definem a psicologia como uma ciência biológica
interessada em estudar os processos,
operações e atos psíquicos (mentais) como
formas de interação adaptativa. Partem do pressuposto da biologia evolutiva, segundo o
qual os seres vivos sobrevivem se têm as características orgânicas e
comportamentais
adequadas a sua adaptação ao ambiente.
●Representantes: Escola de Chicago com Dewey, Angell e Carr e a de
Columbia com
Thorndike e Woodworth.
Fonte: Funcionalismo - História da Psicologia - Psicologia Geral -
Psicologado
ArtigosFonte: Funcionalismo - História da Psicologia - Psicologia
Geral - Psicologado
Artigos
http://artigos.psicologado.com/psicologia-geral/historia-dapsicologia/
funcionalismo#ixzz1mYJJa8rp
3. O BEHAVIORISMO
JOHN B. WATSON (1878-1958)
●Enfatizou a importância dos eventos
ambientais.
●Rejeitou todos os aspectos do indivíduo que não
pudessem ser observados externa e objetivamente.
●Afirmava que todo comportamento pode ser compreendido
como um resultado de condicionamentos.
Condicionamento Operante
B.F. SKINNER (1904 -1990)
●Reação e Reforço.
●O estímulo que causa a reação não precisa ser identificado,
necessita apenas operar no ambiente, de tal maneira que produza um reforço.
●Quando ocorrer uma reação, reforce-a e o sujeito
tenderá a reagir de novo da mesma maneira.
O Condicionamento Clássico
IVAN PAVLOV ( 1849-1936)
«Pavlov notou que após alguns experimentos, um cão salivaria ao ver o experimentador.
Após vários experimentos adicionais, o cão começou a salivar ao som de um diapasão,
de uma luz que se acendia ou ao tocar de uma sineta. Pavlov chamou a isso de
reflexo psíquico».
4. O GESTALTISMO
WOLFGANG KOHLER (1887-1967), Max Wertheimer (1880-1943) e KURT KOFKA (1886-1941).
●O objetivo desta escola foi determinar
os princípios que determinam e organizam a nossa percepção, ou seja o modo como
estruturamos a realidade.
●O todo é mais que a soma das partes
que o constituem
●A forma é a melhor possível
nas condições presentes (princípio da boa forma ou pregnância)
●São estes princípios que permitem
afirmar que, em condições iguais, os estímulos que formam uma boa figura terão tendência
a serem agrupados.
●Com o objetivo de demonstrar
a importância da organização da informação num todo foram produzidas imagens
que podem ser interpretadas de diferentes modos.
Leis da Gestalt
●PROXIMIDADE: Os elementos são agrupados de acordo com a
distância a que se
encontram uns dos outros. Logicamente, elementos que estão mais perto
de outros numa
região tendem a ser percebidos como um grupo, mais do que se estiverem
distante de seus
similares.
●SEMELHANÇA: Eventos semelhantes se agruparão entre si. Essa
semelhança se dá por
intensidade, cor, odor, peso, tamanho, forma etc. e se dá em igualdade
de condições.
●CONTINUIDADE: Há uma tendência de a nossa percepção seguir uma
direção para
conectar os elementos de modo que eles pareçam contínuos ou fluir em
uma direção
específica.
●PREGNÂNCIA: A mais importante de todas, possivelmente, ou pelo
menos a mais sintética.
Diz que todas as formas tendem a ser percebidas em seu caráter mais
simples. É o princípio
da simplificação natural da percepção. Quanto mais simples, mais
facilmente é assimilada.
●EXPERIÊNCIA PASSADA: Esta se relaciona com o pensamento pré-Gestáltico,
que via
nas associações o processo fundamental da percepção da forma. A
associação aqui, sim, é
imprescindível, pois certas formas só podem ser compreendidas se já a
conhecermos, ou se
tivermos consciência prévia de sua existência. Da mesma forma, a
experiência passada
favorece a compreensão metonímica: se já tivermos visto a forma
inteira de um elemento, ao
visualizarmos somente uma parte dele reproduziremos esta forma inteira
na memória.
●CLAUSURA: Ou “fechamento”, o princípio de que a boa forma
se completa, se fecha sobre
si mesma, formando uma figura delimitada. O conceito de clausura
relaciona-se ao
fechamento visual, como se completássemos visualmente um objeto
incompleto.
Fonte: Gestalt - Leis da Gestalt - Humanismo - Abordagens - Psicologado
ArtigosFonte:
Gestalt - Leis da Gestalt - Humanismo - Abordagens - Psicologado
Artigos http://artigos.
psicologado.com/abordagens/humanismo/gestalt-leis-da-gestalt#ixzz1mYOeCIVh
5. PSICANÁLISE
S. Freud (1856-1939), M. Klein (1882-1960) e Jacques Lacan
(1901-1981).
- um método de investigação da mente e seu funcionamento;
- um sistema teórico sobre a vivência e o comportamento humano;
- um método de tratamento psicoterapêutico.
Importante ainda é observar que em linguagem comum, o termo psicanálise é muitas vezes usado como sinônimo de psicoterapia ou mesmo de psicologia. Em linguagem mais própria, no entanto, psicologia refere-se à ciência que estuda o comportamento e os processos mentais, psicoterapia ao uso clínico do conhecimento obtido por ela - ou seja, ao trabalho terapêutico baseado no corpo teórico da psicologia como um todo - e psicanálise refere-se à forma de psicoterapia baseada nas teorias oriundas do trabalho de Sigmund Freud; psicanálise é, assim, um termo mais específico, sendo uma entre muitas outras formas de psicoterapia.
quinta-feira, 2 de agosto de 2012
INTRODUÇÃO A PSICANÁLISE (PARTE 2)
O
COMPLEXO DE ÉDIPO
•
Inspirado pela lenda grega, Oedipus Rex,
de Sófocles, Freud descobriu o Complexo de Édipo durante sua auto-análise.
•
O Complexo de Édipo (3-5 anos de idade) é uma
peculiar constelação de desejos amorosos e hostis que a criança vivencia em
relação aos seus pais no pico da fase fálica.
•
Em sua forma positiva, o rival é o genitor do
mesmo sexo e a criança deseja uma união com o genitor do sexo oposto.
•
Em sua forma negativa, o rival é o genitor do
sexo oposto, enquanto que o genitor do mesmo sexo é o objeto de amor.
•
Em sua forma completa, num nível inconsciente,
ambas as formas coexistem devido à ambivalência da criança e sua necessidade de
proteção. A relação dialética entre ambas as formas vai determinar se o desejo
humano seguirá uma orientação homo ou heterossexual.
•
Nessa estrutura triangular a interação entre os
desejos inconscientes dos pais e as pulsões da criança desempenha papel
fundamental na constituição do cenário edípico.
•
A proibição contra o incesto é uma lei universal
nas mais variadas culturas. O destino de Hamlet mostra que mesmo um triunfo
edipiano disfarçado pode tornar-se uma sombra ameaçadora, devido à trágica
"gratificação" de seu desejo inconsciente.
•
Em "A Dissolução do Complexo de Édipo"
(1924d) Freud diz: Quando o ego não conseguiu provocar mais do que um
recalcamento do complexo, este permanece no id no estado inconsciente; mais
tarde irá manifestar sua ação patogênica."[ES, XIX, CDROM]
•
O declínio do complexo de Édipo e a entrada no
período de latência estão relacionados à ameaça de castração (meninos) e ao
desejo de ter um bebê (meninas). A resolução do complexo, após a puberdade, é
possível através da escolha de um substituto adequado para o objeto de amor.
•
O Complexo de Édipo mantém sua função de um
organizador inconsciente durante toda a vida e forma um elo indissolúvel entre
o Desejo e a Lei.
O
COMPLEXO DE CASTRAÇÃO
É
uma experiência psíquica completa, inconscientemente vivida pela criança, e
decisiva para a assunção de sua futura identidade sexual.
1º TEMPO (MENINOS)
a. todo mundo tem um pênis – é isso que
garante a experiência psíquica da castração.
b.
A descoberta de um ser que não possui esse atributo, abre caminho para a
angústia.
2º TEMPO
- O pênis é ameaçado verbalmente – proibição as suas práticas auto-eróticas e suas fantasias incestuosas.
3º TEMPO
- Existem seres sem pênis, logo, a ameaça é real – Angústia.
- A criança resiste a idéia da falta de pênis na mulher.
4º TEMPO
a. A mãe também
é castrada – Angústia de castração.
TEMPO FINAL
a. Aceita a lei
da proibição para salvar seu pênis – renuncia a mãe.
1º TEMPO (MENINAS)
a. Todo mundo
tem um pênis – clitóris=pênis.
2º TEMPO
a. A visão do
pênis a obriga a admitir definitivamente que não possui o pênis, mas deseja
tê-lo – inveja do pênis.
3º TEMPO
a. Toma
consciência que outras mulheres, inclusive a mãe, também não possuem.
b.
Ressurgimento do ódio pela mãe – escolha do pai como objeto de amor.
TEMPO FINAL
Três saídas do Complexo
- Desviar-se de toda sexualidade – Não inveja.
- Vontade de ser dotada do pênis – Homossexualidade.
- Vontade de ter substitutos do pênis – Mudança do objeto amado PAI, da zona erógena VAGINA e do objeto desejado FILHO.
Aparelho
Psíquico: Modelo Topográfico
•
Nesse modelo tópico, o aparelho psíquico é
composto por três sistemas: o inconsciente (Ics), o pré-consciente (Pcs) e o
consciente (Cs).
•
O sistema consciente tem a função de
receber informações provenientes das excitações provenientes do exterior e do
interior, que ficam registradas qualitativamente de acordo com o prazer e/ou,
desprazer que elas causam, porém ele não retém esses registros e representações
como depósito ou arquivo deles. Assim, a maior parte das funções
perceptivo-cognitivas-motoras do ego – como as de percepção, pensamento, juízo
crítico, evocação, antecipação, atividade motora, etc., processam-se no sistema
consciente, embora esse funcione intimamente conjugado com o sistema
Inconsciente, com o qual quase sempre está em oposição.
•
O sistema pré-consciente foi concebido
como articulado com o consciente e, tal como sugere no “Projeto”, onde ele
aparece esboçado com o nome de “barreira de contato”, funciona como uma espécie
de peneira que seleciona aquilo que pode, ou não, passar para o consciente.
Ademais, o pré-consciente também funciona como um pequeno arquivo de registros, cabendo-lhe sediar a fundamental função de conter as representações de palavra.
Ademais, o pré-consciente também funciona como um pequeno arquivo de registros, cabendo-lhe sediar a fundamental função de conter as representações de palavra.
•
O sistema inconsciente designa a parte
mais arcaica do aparelho psíquico. Por herança genética, existem pulsões,
acrescidas das respectivas energias e “protofantasias”, como Freud denominava
as possíveis fantasias atávicas que também são conhecidas por “fantasias
primitivas, primárias ou originais”. As pulsões estão reprimidas sob a forma de
repressão primária ou de repressão secundária.
características essenciais do inconsciente como sistema (ou
Ics):
a) Os seus “conteúdos” são “representantes” das pulsões.
a) Os seus “conteúdos” são “representantes” das pulsões.
b) Estes
“conteúdos” são regidos pelos mecanismos específicos do processo primário,
principalmente a condensação e o deslocamento.
c) Fortemente investidos pela energia pulsional, procuram retornar à consciência e à ação (retorno do recalcado); mas só podem ter acesso ao sistema Pcs-Cs nas formações de compromisso, depois de terem sido submetidos às deformações da censura.
c) Fortemente investidos pela energia pulsional, procuram retornar à consciência e à ação (retorno do recalcado); mas só podem ter acesso ao sistema Pcs-Cs nas formações de compromisso, depois de terem sido submetidos às deformações da censura.
d) São, mais
especialmente, desejos da infância que conhecem uma fixação no inconsciente.
Aparelho
Psíquico: Modelo Estrutural
O ID
•
O Id contém tudo o que é herdado, que se acha
presente no nascimento e está presente na constituição, acima de tudo os
instintos que se originam da organização somática e encontram expressão
psíquica sob formas que nos são desconhecidas (1940, livro 7, pp. 17-18 na ed.
bras.). O Id é a estrutura da personalidade original, básica e central do ser
humano, exposta tanto às exigências somáticas do corpo às exigências do ego e
do superego.
•
As leis lógicas do pensamento não se aplicam ao
Id, havendo assim, impulsos contrários lado a lado, sem que um anule o outro,
ou sem que um diminua o outro (1933, livro 28, p. 94 na ed. bras.). O Id seria
o reservatório de energia de toda a personalidade.
•
O Id pode ser associado a um cavalo cuja força é
total, mas que depende do cavaleiro para usar de modo adequado essa força. Os
conteúdos do Id são quase todos inconscientes, eles incluem configurações
mentais que nunca se tornaram conscientes, assim como o material que foi considerado
inaceitável pela consciência. Um pensamento ou uma lembrança, excluído da
consciência mas localizado na área do Id, será capaz de influenciar toda vida
mental de uma pessoa.
O EGO
•
O Ego é a parte do aparelho psíquico que está em
contato com a realidade externa. O Ego se desenvolve a partir do Id, à medida
que a pessoa vai tomando consciência de sua própria identidade, vai aprendendo
a aplacar as constantes exigências do Id. Como a casca de uma árvore, o Ego
protege o Id, mas extrai dele a energia suficiente para suas realizações. Ele
tem a tarefa de garantir a saúde, segurança e sanidade da personalidade.
•
Uma das características principais do Ego é
estabelecer a conexão entre a percepção sensorial e a ação muscular, ou seja,
comandar o movimento voluntário. Ele tem a tarefa de auto-preservação. Com
referência aos acontecimentos externos, o Ego desempenha sua função dando conta
dos estímulos externos, armazenando experiências sobre eles na memória,
evitando o excesso de estímulos internos (mediante a fuga), lidando com
estímulos moderados (através da adaptação) e aprendendo, através da atividade,
a produzir modificações convenientes no mundo externo em seu próprio benefício.
•
Com referência aos acontecimentos internos, ou
seja, em relação ao Id, o Ego desempenha a missão de obter controle sobre as
exigências dos instintos, decidindo se elas devem ou não ser satisfeitas,
adiando essa satisfação para ocasiões e circunstâncias mais favoráveis ou suprimindo
inteiramente essas excitações. O Ego considera as tensões produzidas pelos
estímulos, coordena e conduz estas tensões adequadamente. A elevação dessas
tensões é, em geral, sentida como desprazer e o sua redução como prazer. O ego
se esforça pelo prazer e busca evitar o desprazer (1940, no. 7, pp. 18-19 na
cd. bras.).
O SUPEREGO
•
Esta última estrutura da personalidade se
desenvolve a partir do Ego. O Superego atua como um juiz ou censor sobre as
atividades e pensamentos do Ego, é o depósito dos códigos morais, modelos de
conduta e dos parâmetros que constituem as inibições da personalidade. Freud
descreve três funções do Superego: consciência, auto-observação e formação de
ideais.
•
Enquanto consciência pessoal, o Superego age
tanto para restringir, proibir ou julgar a atividade consciente, porém, ele
também pode agir inconscientemente. As restrições inconscientes são indiretas e
podem aparecer sob a forma de compulsões ou proibições.
•
O Superego tem a capacidade de avaliar as
atividades da pessoa, ou seja, da auto-observação, independentemente das
pulsões do Id para tensão-redução e independentemente do Ego, que também está
envolvido na satisfação das necessidades. A formação de ideais do Superego está
ligada a seu próprio desenvolvimento. O Superego de uma criança é, com efeito,
construído segundo o modelo não de seus pais, mas do Superego de seus pais; os
conteúdos que ele encerra são os mesmos e torna-se veículo da tradição e de
todos os duradouros julgamentos de valores que dessa forma se transmitiram de
geração em geração (1933, livro 28, p. 87 na ed. bras.).
terça-feira, 31 de julho de 2012
INTRODUÇÃO À PSICANÁLISE (Parte 1)
INFLUÊNCIAS DIRETAS PARA O NASCIMENTO DA PSICANÁLISE
1. A Psiquiatria Patológico-anatômica
•Wilhelm Griesinger (1817-1868): As doenças
mentais que não são acompanhadas de lesões anatômicas acabarão por exibir, se
lhes for permitido progredirem tais mudanças.
•Theodor Meynert (1833-1898): Prof. de
Neuropsiquiatria na Universidade de Viena e ex-professor de Freud, afirmava sem muita convicção que " As neuroses são orgânicas".
2. JEAN-MARTIN CHARCOT (1825-1893)
•A histeria
baseia-se em modificações fisiológicas do SN.
•Existia um
choque emocional, que deixava o indivíduo num estado hipnóide em pessoas que sofrem de
disposição histérica e que nesse estado (...) o trauma transmite sugestões ao
paciente.
3. JOSEPH BREUER (1842-1925)
•Em 1880 ele começa o tratamento de Ana O. (Bertha Papenheim) utilizando a hipnose
espontânea.
•Convida Freud para trabalhar e escrever juntos um livro:
Estudos sobre Histeria.
SIGMUND FREUD (1856-1939) - O NASCIMENTO DA PSICANÁLISE
•Caso Emmy von N.:
“Foi este o primeiro
caso em que empreguei o procedimento catártico”.
“A sugestão ... satisfaz todos
os requisitos de um tratamento causal em numerosos casos. Assim é, por exemplo,
nos distúrbios histéricos, que são o resultado direto de uma idéia patogênica
ou o depósito de uma experiência dilacerante".
"Se essa idéia for eliminada ou
essa recordação debilitada ... também o distúrbio é usualmente superado”.
O MODELO PSICOLÓGICO
•CHOQUE EMOCIONAL >>> TRAUMA >>> ICS
•Teoria
da Defesa: a mente
recorre a certos mecanismos para manter o organismo em equilíbrio.
•Teoria
da Sedução Sexual Precoce: o trauma
é decorrente de uma situação na infância, envolvendo grande afetividade,
sexualidade e agressividade.
•Ab-reação: caminho normal que permite
ao indivíduo reagir a um acontecimento e evitar que ele conserve um quantum de
afeto demasiado importante. Pode ser espontânea ou secundária (provocada pela
psicoterapia catártica, permite ao paciente rememorar e objetivar pela palavra
o acontecimento traumático).
•Método
Catártico: É uma
descarga adequada de afetos patogênicos (evoca e revive acontecimentos
traumáticos).
•Associação-livre: método empregado
atualmente para investigação dos processos mentais ICS baseado na Regra
Fundamental.
TEORIA ECONÔMICA
•Instinto: Esquema de
comportamento herdado, próprio de uma espécie animal e que pouco varia de um
indivíduo para outro.
E .......... excitação central .................. R
•Pulsão: Processo dinâmico
que consiste numa pressão ou força (carga energética, fator de motricidade) que
faz tender o organismo para um alvo.
Fonte: excitação corporal
(tensão)
Alvo: suprimir o estado de
tensão
Objeto: através dele a
pulsão pode atingir seu alvo
Dualidade Pulsional
•Pulsões
de Vida: tendem a constituir
unidades cada vez maiores, e a mantê-las. Podem ser designadas pelo termo EROS, e abrangem as pulsões
sexuais e de auto-conservação. Existe uma espécie de “energia psíquica”
associada à pulsão sexual que é denominada LIBIDO.
•Pulsões
de Morte: tendem para a redução
completa das tensões, i.e., tendem a reconduzir o ser vivo ao estado
anorgânico. Quando parte desta pulsão é posta ao serviço da função sexual temos
o SADISMO; a outra parte que não segue esse deslocamento para exterior, permanece no organismo onde origina
o MASOQUISMO. Melanie Klein criou o termo DESTRUDO para
designar a energia das pulsões de morte.
Teoria dos
Investimentos
Todo ser humano
dispõe de uma determinada quantidade de LIBIDO (e/ou DESTRUDO) que poderá
aumentar ou diminuir pela ação de diversos fatores suscetíveis de serem
classificados como:
INTRAPSÍQUICOS
(Sonhos e Fantasias) e EXTRAPSÍQUICOS (Objeto de desejo, puberdade, climatério,
doenças, hormônios, excitantes, depressores, estações do ano etc.)
INVESTIMENTO
(CATEXIA): Energia psíquica que se liga á representação mental de uma pessoa,
coisa, parte do corpo etc.
DESENVOLVIMENTO PSICOSSEXUAL
1. Fase Oral:
•Na fase
oral, o prazer sexual, predominantemente
relacionado à excitação da cavidade oral e dos lábios, está associado à
alimentação.
•Quanto à
oralidade, durante os primeiros dezoito meses de vida, a pulsão caracteriza-se
por: fonte=zona
oral, alvo=incorporação, objeto=aquele da ingestão do alimento.
•A relação de objeto é organizada em torno da
nutrição e colorida por fantasias que adquirem os significados de comer e ser
comido (impulsos canibalescos).
•Portanto,
a ênfase recai sobre uma zona erógena (oral) e uma modalidade de relação
(incorporação).
2. Fase Anal:
•Acompanhando
a maturidade fisiológica para controlar os esfíncteres (2-3 anos de idade), a
atenção da criança dirige-se da zona oral para a zona anal.
•Essa
mudança proporciona outros meios de gratificação libidinal (erotismo
anal) bem como de expressão da agressividade emergente (sadismo anal).
•A
musculatura é a fonte do sadismo e a membrana da mucosa anal, a fonte da pulsão
erótica de natureza anal.
•A pulsão
sádica, cujo objetivo contraditório é (1) destruir o objeto e também, ao
dominá-lo, (2) preservá-lo, coincide com a atividade, enquanto que a pulsão erótica-anal relaciona-se com a
passividade.
•A
interação entre esses dois componentes instintuais é a seguinte: ao alvo
bipolar do sadismo corresponde o funcionamento bifásico (expulsão/retenção) do
esfíncter anal e seu respectivo controle.
3. Fase Fálica:
•Pela primeira vez, em
"A Organização Genital Infantil" (1923), Freud define a fase fálica
(3-5 anos de idade), subseqüente às fases oral e anal, que são organizações
pré-genitais.
•Essa fase corresponde à
unificação das pulsões parciais sob a primazia dos órgãos genitais, sendo uma
organização da sexualidade muito próxima àquela do adulto (fase genital).
•Nos Três
Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade (1905), Freud compara as fases fálica e genital: "Essa fase, que merece já o nome de genital, onde se encontra um
objeto sexual e uma certa convergência das tendências sexuais sobre esse
objeto, mas que se diferencia num ponto essencial da organização definitiva por
ocasião da maturidade sexual: com efeito, ela apenas conhece uma única espécie
de órgão genital, o órgao masculino... Segundo
Abraham [1924], seu protótipo biológico é a disposição genital indiferenciada
do embrião, idêntica para ambos os sexos." [SE, VII, CDROM]
•Assim,
Freud postula que meninos e meninas, na fase fálica, estão preocupados com as
polaridades fálico e castrado e acredita que as crianças não têm nenhum
conhecimento da vagina nesse período.
segunda-feira, 23 de julho de 2012
Melanie Klein (1882-1980)

A citação abaixo foi retirada de um de seus estudos clássicos dedicados à inveja e a gratidão enquantos traços de caráter vinculados à oralidade; é um livro excelente que deve ser lido por todos que almejam compreender as raízes infantis de nossos comportamentos adultos.
"A criança só pode experimentar o prazer completo se a capacidade de amar estiver suficientemente desenvolvida; e é este prazer que forma a base para a gratidão. Freud descreve a satisfação da criança em ser amamentada como o protótipo da gratidão sexual. Na minha visão, essas experiências não só constituem a base da gratidão sexual, mas de toda felicidade posterior, e faz o sentimento de unidade com outra pessoa possível". ( Inveja e Gratidão, 1957)
quinta-feira, 19 de julho de 2012
Abraham Maslow (1908-1970)

(The Farther Reaches of Human Nature, 1971)
sexta-feira, 4 de maio de 2012
Kseniya Simonova: A arte na areia!
Kseniya Simonova foi a vencedora da edição Ucraniana do Got Talent.
Na final, fez uma animação retratando a invasão da Ucrânia pelas tropas alemãs durante a Segunda Guerra Mundial, tendo usado para isso, apenas os dedos e uma superfície com areia.
A apresentação foi comovente. Trouxe lágrimas aos olhos dos juízes e do público.
Foram 8 minutos maravilhosos que demonstraram um talento especial e trouxeram, através da arte, a memória viva de uma guerra que marcou várias gerações.
É de arrepiar mesmo.
Clique no endereço abaixo e constate.
Na final, fez uma animação retratando a invasão da Ucrânia pelas tropas alemãs durante a Segunda Guerra Mundial, tendo usado para isso, apenas os dedos e uma superfície com areia.
A apresentação foi comovente. Trouxe lágrimas aos olhos dos juízes e do público.
Foram 8 minutos maravilhosos que demonstraram um talento especial e trouxeram, através da arte, a memória viva de uma guerra que marcou várias gerações.
É de arrepiar mesmo.
Clique no endereço abaixo e constate.
Assinar:
Postagens (Atom)