DEFINIÇÃO DE PSICOLOGIA
●Psicologia (do grego Ψυχολογία, transl. psykhologuía, de ψυχή, psykhé,
"psique", "alma", "mente" e λόγος, lógos,
"palavra", "razão" ou "estudo") "é a ciência
que estuda o comportamento (tudo o que organismo faz) e os processos mentais
(experiências subjetivas inferidas através do comportamento)".
O principal foco da psicologia se encontra no indivíduo, em geral
humano, mas o estudo do comportamento animal para fins de pesquisa e correlação,
na área da psicologia comparada, também desempenha um papel importante.
- CIÊNCIA QUE ESTUDA O COMPORTAMENTO DOS SERES ANIMADOS.
- ESTUDO CIENTÍFICO DO COMPORTAMENTO: 1. Eventos Internos. e 2. Eventos Externos.
- No Século XVIII (1734), CRISTIAN WOLFF emprega pela primeira vez o termo Psicologia.
Experimental.
Do Esporte
Do Desenvolvimento.
Da personalidade.
Social.
Educacional.
Organizacional.
Clínica.
Do Esporte
Do Desenvolvimento.
Da personalidade.
Social.
Educacional.
Organizacional.
Clínica.
Hospitalar (ou da Saúde)
Forense.
Forense.
A CONTRIBUIÇÃO DA FILOSOFIA
Sócrates (470-399)
Ironia e Maiêutica.
Conhece-te a ti mesmo.
O verdadeiro conhecimento vem de dentro.
Conhece-te a ti mesmo.
O verdadeiro conhecimento vem de dentro.
¨A alma existe antes de vir habitar o corpo.
¨Eros: desejo de voltar à verdadeira morada da alma.
Aristóteles (384-322)
¨Objeto geral da psicologia aristotélica é o mundo animado, isto é, vivente, que tem por princípio a alma e se distingue essencialmente do mundo inorgânico, pois, o ser vivo diversamente do ser inorgânico possui internamente o princípio da sua atividade, que é precisamente a alma, forma do corpo.
¨O que caracteriza a alma humana é a racionalidade, a inteligência, o pensamento, pelo que ela é espírito.
¨O que caracteriza a alma humana é a racionalidade, a inteligência, o pensamento, pelo que ela é espírito.
Agostinho de Hipona (354-430)
Agostinho, inspirado no neoplatonismo de Plotino, valoriza a autonomia da alma não como algo reencarnado, mas como dádiva do criador. Essa alma teria uma função vitalizante, sensitiva e cognoscente e seria capaz, enquanto consciência imediata, de apreender a si mesma.
Deu muita importância ao conhecimento de si mesmo com o argumento de que somente a alma era capaz de conhecer a própria alma.
No entanto, a maior dificuldade da alma era obedecer a si mesma. Esta obediência só era possível através da graça de Deus. O conhecimento de si mesmo através da memória foi definido como sendo constituído de uma realidade temporal e não espacial. Desta forma, entendia a vida interior como uma experiência temporal.
Deu muita importância ao conhecimento de si mesmo com o argumento de que somente a alma era capaz de conhecer a própria alma.
No entanto, a maior dificuldade da alma era obedecer a si mesma. Esta obediência só era possível através da graça de Deus. O conhecimento de si mesmo através da memória foi definido como sendo constituído de uma realidade temporal e não espacial. Desta forma, entendia a vida interior como uma experiência temporal.
Tomás de Aquino (1225-1274)
Seu trabalho busca a conciliação entre a filosofia naturalista de Aristóteles e a Teologia Cristã de Agostinho. Aquino conceitua a alma como imaterial, unida ao corpo sem intermediário e permanentemente orientada para o mundo natural.
PRINCIPAIS ESCOLAS EM PSICOLOGIA
1. O ESTRUTURALISMO
● W. WUNDT (1832-1920) e E.B. TITCHENER (1867 – 1927)
«Em psicologia, verificamos que somente aqueles fenômenos mentais que
são diretamente acessíveis às influências físicas podem se tornar objeto de experimento»
(Wundt,1894).
2. O FUNCIONALISMO
Edward Lee
Thorndike (1874 - 1949)
●Coloca em cheque qualquer possibilidade de uma psicologia estruturada
em elementos
mentais. O aspecto estrutural
do psiquismo deve ser buscado não nos seus supostos
elementos, mas nas funções, atos ou
processos mentais. A psicologia deve reconhecer
em sua analise estrutural não os elementos como sensações,
sentimentos, mas atos
como julgar, perceber, recordar. Para Angell a psicologia se torna
mais funcional do que
a biologia, pois não apenas o funcional precede e produz o estrutural,
como também
ambos representam duas faces de um mesmo fato.
●Os psicólogos funcionalistas
definem a psicologia como uma ciência biológica
interessada em estudar os processos,
operações e atos psíquicos (mentais) como
formas de interação adaptativa. Partem do pressuposto da biologia evolutiva, segundo o
qual os seres vivos sobrevivem se têm as características orgânicas e
comportamentais
adequadas a sua adaptação ao ambiente.
●Representantes: Escola de Chicago com Dewey, Angell e Carr e a de
Columbia com
Thorndike e Woodworth.
Fonte: Funcionalismo - História da Psicologia - Psicologia Geral -
Psicologado
ArtigosFonte: Funcionalismo - História da Psicologia - Psicologia
Geral - Psicologado
Artigos
http://artigos.psicologado.com/psicologia-geral/historia-dapsicologia/
funcionalismo#ixzz1mYJJa8rp
3. O BEHAVIORISMO
JOHN B. WATSON (1878-1958)
●Enfatizou a importância dos eventos
ambientais.
●Rejeitou todos os aspectos do indivíduo que não
pudessem ser observados externa e objetivamente.
●Afirmava que todo comportamento pode ser compreendido
como um resultado de condicionamentos.
Condicionamento Operante
B.F. SKINNER (1904 -1990)
●Reação e Reforço.
●O estímulo que causa a reação não precisa ser identificado,
necessita apenas operar no ambiente, de tal maneira que produza um reforço.
●Quando ocorrer uma reação, reforce-a e o sujeito
tenderá a reagir de novo da mesma maneira.
O Condicionamento Clássico
IVAN PAVLOV ( 1849-1936)
«Pavlov notou que após alguns experimentos, um cão salivaria ao ver o experimentador.
Após vários experimentos adicionais, o cão começou a salivar ao som de um diapasão,
de uma luz que se acendia ou ao tocar de uma sineta. Pavlov chamou a isso de
reflexo psíquico».
4. O GESTALTISMO
WOLFGANG KOHLER (1887-1967), Max Wertheimer (1880-1943) e KURT KOFKA (1886-1941).
●O objetivo desta escola foi determinar
os princípios que determinam e organizam a nossa percepção, ou seja o modo como
estruturamos a realidade.
●O todo é mais que a soma das partes
que o constituem
●A forma é a melhor possível
nas condições presentes (princípio da boa forma ou pregnância)
●São estes princípios que permitem
afirmar que, em condições iguais, os estímulos que formam uma boa figura terão tendência
a serem agrupados.
●Com o objetivo de demonstrar
a importância da organização da informação num todo foram produzidas imagens
que podem ser interpretadas de diferentes modos.
Leis da Gestalt
●PROXIMIDADE: Os elementos são agrupados de acordo com a
distância a que se
encontram uns dos outros. Logicamente, elementos que estão mais perto
de outros numa
região tendem a ser percebidos como um grupo, mais do que se estiverem
distante de seus
similares.
●SEMELHANÇA: Eventos semelhantes se agruparão entre si. Essa
semelhança se dá por
intensidade, cor, odor, peso, tamanho, forma etc. e se dá em igualdade
de condições.
●CONTINUIDADE: Há uma tendência de a nossa percepção seguir uma
direção para
conectar os elementos de modo que eles pareçam contínuos ou fluir em
uma direção
específica.
●PREGNÂNCIA: A mais importante de todas, possivelmente, ou pelo
menos a mais sintética.
Diz que todas as formas tendem a ser percebidas em seu caráter mais
simples. É o princípio
da simplificação natural da percepção. Quanto mais simples, mais
facilmente é assimilada.
●EXPERIÊNCIA PASSADA: Esta se relaciona com o pensamento pré-Gestáltico,
que via
nas associações o processo fundamental da percepção da forma. A
associação aqui, sim, é
imprescindível, pois certas formas só podem ser compreendidas se já a
conhecermos, ou se
tivermos consciência prévia de sua existência. Da mesma forma, a
experiência passada
favorece a compreensão metonímica: se já tivermos visto a forma
inteira de um elemento, ao
visualizarmos somente uma parte dele reproduziremos esta forma inteira
na memória.
●CLAUSURA: Ou “fechamento”, o princípio de que a boa forma
se completa, se fecha sobre
si mesma, formando uma figura delimitada. O conceito de clausura
relaciona-se ao
fechamento visual, como se completássemos visualmente um objeto
incompleto.
Fonte: Gestalt - Leis da Gestalt - Humanismo - Abordagens - Psicologado
ArtigosFonte:
Gestalt - Leis da Gestalt - Humanismo - Abordagens - Psicologado
Artigos http://artigos.
psicologado.com/abordagens/humanismo/gestalt-leis-da-gestalt#ixzz1mYOeCIVh
5. PSICANÁLISE
S. Freud (1856-1939), M. Klein (1882-1960) e Jacques Lacan
(1901-1981).
- um método de investigação da mente e seu funcionamento;
- um sistema teórico sobre a vivência e o comportamento humano;
- um método de tratamento psicoterapêutico.
Importante ainda é observar que em linguagem comum, o termo psicanálise é muitas vezes usado como sinônimo de psicoterapia ou mesmo de psicologia. Em linguagem mais própria, no entanto, psicologia refere-se à ciência que estuda o comportamento e os processos mentais, psicoterapia ao uso clínico do conhecimento obtido por ela - ou seja, ao trabalho terapêutico baseado no corpo teórico da psicologia como um todo - e psicanálise refere-se à forma de psicoterapia baseada nas teorias oriundas do trabalho de Sigmund Freud; psicanálise é, assim, um termo mais específico, sendo uma entre muitas outras formas de psicoterapia.
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