segunda-feira, 23 de julho de 2012

Melanie Klein (1882-1980)

Depois de Freud, Klein foi seguramente o nome de maior importância no universo psicanalítico. Suas contribuições no campo da psicologia infantil e na análise de crianças, marcam até hoje as produções e pesquisas psicanalíticas, de maneira que depois dela, se tornou impossível pensar em bebês e crianças pequenas sem recorrer aos seus trabalhos pioneiros sobre a vida mental destes.
A citação abaixo foi retirada de um de seus estudos clássicos dedicados à inveja e a gratidão enquantos traços de caráter vinculados à oralidade; é um livro excelente que deve ser lido por todos que almejam compreender as raízes infantis de nossos comportamentos adultos.
"A criança só pode experimentar o prazer completo se a capacidade de amar estiver suficientemente desenvolvida; e é este prazer que forma a base para a gratidão. Freud descreve a satisfação da criança em ser amamentada como o protótipo da gratidão sexual. Na minha visão, essas experiências não só constituem a base da gratidão sexual, mas de toda felicidade posterior, e faz o sentimento de unidade com outra pessoa possível".  ( Inveja e Gratidão, 1957)

Nenhum comentário: