terça-feira, 29 de outubro de 2024

GREGÓRIO DE MATOS: Mortal Loucura

Gregório de Matos e Guerra, conhecido como "o Boca do Inferno", foi um notável poeta barroco nascido em Salvador, Bahia em 1636. Foi uma figura chave da literatura colonial do Brasil, famosa por seu estilo satírico e mordaz, com o que criticou duramente a corrupção e a hipocrisia da sociedade da sua época, especialmente a igreja e a elite de Salvador.

Estudou direito na Universidade de Coimbra, em Portugal, e posteriormente trabalhou na administração colonial. No entanto, seu caráter inconformista e sua escrita afiada levaram-no a ganhar inimigos poderosos, o que custou o exílio e uma vida de conflitos com as autoridades. Sua obra poética vai da sátira até a poesia lírica e religiosa, e embora não tenha visto suas obras publicadas em vida, seu legado foi perdurado como um símbolo de resistência e crítica social na literatura brasileira. Gregório de Matos faleceu em Recife em 1696. 

Abaixo um de seus poemas mais filosóficos, o soneto Mortal Loucura, que pode ser apreciado na belíssima interpretação de Maria Betânia, musicada por José Miguel Wisnik. Confira no YouTube.




Nenhum comentário: