quarta-feira, 19 de novembro de 2014

ALFRED ADLER

ALFRED ADLER – A Psicologia Individual
Biografia:
  Viena 07/02/1870.
  Quase morreu de pneumonia aos cinco anos.
  Medicina aos 18 anos: oftalmologia e clínica geral.
  Em 1902 entra para o grupo de Freud. Foi o primeiro presidente da SPV.
  Em 1911 rompe com Freud.
  Morre em 1937 aos 67 anos durante conferencias na Escócia.

Antecedentes Intelectuais:
  Teoria da Evolução (Darwin): Adaptação ao meio; luta pela superioridade; cooperação vs competição; a relação entre inferioridades orgânicas e a compensação foi uma aplicação da teoria darwinista à medicina.
  Psicanálise (Freud): relação mãe-filho, desenvolvimento psicológico nos primeiros anos de vida, interpretação de sonhos e sintomas.
  Existencialismo (Nietzsche): equiparação dos instintos agressivos com a “vontade de poder”.
  Ficcionalismo (Hans Vaihinger): Filosofia do “Como Se”; “as pessoas são mais influenciadas pelas suas expectativas em relação ao futuro do que pela sua experiência passada real”.
  Holismo (Jan Smuts): a compreensão de cada pessoa como uma totalidade integrada dentro de um sistema social.

Principais Conceitos:
  Inferioridade e Compensação: A inferioridade orgânica estimula o sujeito a lutar para superá-la. A criança experimenta um “Complexo de Inferioridade” devido ao seu tamanho e falta de poder. Quando moderado, servem de motivação para realizações construtivas.

               Luta pela superioridade:
- Agressividade e luta pelo poder são incentivos para a superação de obstáculos.
- Vontade de poder: manifestação de um motivo mais geral – superioridade ou perfeição.
- “A luta pela perfeição é inata no sentido de que faz parte da vida; uma luta, um impulso, um algo sem o qual a vida seria inimaginável”.
- Positiva: conduz ao interesse pelo bem estar dos outros – preocupações sociais.
- Negativa: fruto de um forte complexo de inferioridade transforma-se em perversão neurótica.
  Objetivos de vida:
- Funciona como centro de realização, e é influenciado pelas experiências pessoais, valores, atitudes e personalidade.
- Não é um alvo conscientemente escolhido, formam-se na infância – como compensação de sentimentos de inferioridade, insegurança e desamparo – e permanecem em geral inconscientes.
- Defesa contra sentimentos de impotência. “uma ponte de um presente insatisfatório para um futuro brilhante (...) e realizador”.

  Estilo de vida:
- É o único caminho que um indivíduo escolhe para buscar seu objetivo. Estilo integrado de adaptação e integração com a vida.
- Problemas psicológicos e emocionais, sintomas e traços são uma expressão do estilo de vida.
- Esquema de apercepção: parte do EV que envolve uma concepção de si mesmo e do mundo. Nosso conceito de mundo determina nosso comportamento.

  Self:
-É o estilo de vida, é a personalidade como um todo integrado.
- É o poder criador do self ou personalidade que guia e dirige a resposta individual ao meio ambiente.
-Indivíduo: unicidade, consciência e controle sobre seu destino.
- “Todo indivíduo (...) é o artista de sua própria personalidade”.

  Interesse Social e Cooperação:
- Senso de solidariedade,  de fraternidade na comunidade.
- Sentimento de afinidade com toda a humanidade.
- Nossa personalidade é socialmente formada.
- Só através da cooperação poderemos superar nosso sentimento de inferioridade.
- Falta de cooperação: raiz do estilo de vida neurótico ou inadaptado.

  Tarefas da Vida:
Trabalho: atividades úteis à comunidade; sentimento de satisfação e automerecimento; aperfeiçoamento e maiores realizações.
Amizade: necessidade de interação e adaptação com outros de nossa espécie 
Amor: envolve uma íntima união de mente e corpo e a máxima cooperação entre duas pessoas de sexos opostos.

  Obstáculos ao crescimento:
Três situações na infância que levam ao isolamento, falta de interesse social e estilo não cooperativo; ou seja, neurose:
       A)     Inferioridade Orgânica: crianças fortemente autocentradas.
       B)      Superproteção: insegurança, mínimo interesse social, exigências unilaterais aos outros.
       C)      Rejeição: dificuldades de amar e cooperar, dureza de caráter, inveja e ódio.


  Bibliografia:
FADIMAN, James e FRAGER, Robert. Teorias da Personalidade. São Paulo, Harper & Row do Brasil, 1979.











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