No dia 16 de outubro faleceu aquele que talvez foi o maior nome da área psi em nosso país. Gaiarsa, trouxe para nosso país Wilhelm Reich, o velho proscrito da Psicanálise, por ter tentado reunir em sua teoria libertária os dois maiores nomes da revolução das ciências humanas: Marx e Freud. Eu tive o prazer de conhecê-lo, de participar de seus workshops, e, de abraçá-lo. Uma vez ele me disse: "Solta esse tórax, e você vai poder sentir o mundo em sua plenitude".
Gaiarsa nasceu em 1920 na cidade de Santo André, região metropolitana de São Paulo. Formado em medicina pela Universidade de São Paulo e especializado em Psiquiatria pela Associação Paulista de Medicina, foi o introdutor das técnicas corporais em psicoterapia no Brasil.
Durante dez anos (de 1983 a 1993), Gaiarsa apresentou o quadro Quebra-Cabeça do Programa Dia-a-Dia, transmitido pela Rede Bandeirantes, em que analisava problemas emocionais contando sempre com a participação dos espectadores.
O mago ainda era especialista em comunicação não verbal. Gaiarsa participou de todas as grandes revoluções do Século 20. A principal delas foi a Revolução Sexual, e inspirado por Reich e Lowen, foi um dos precussores desse movimento libertário em psicologia no Brasil.
Sua produções na área Psicoterapia tem contribuido para a produção científica e para a socialização dos conhecimentos científicos sobre temas como família, sexualidade e relacionamentos amorosos.
Faleceu na capital paulista no dia 16 de outubro de 2010, aos 90 anos de idade, enquanto dormia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário