Essa mensagem é para desejar um feliz ano novo para todos. Que em 2020 todos nós possamos ser/estar um pouco melhor do que fomos/estamos em 2019.
Entretanto, seria um erro imaginar que a simples virada da página do calendário de um ano para o outro tivesse o poder mágico de tudo mudar, de tudo melhorar sem nosso esforço, aí está a origem desses inúmeros rituais supersticiosos (pleonasmo?) de fim de ano: usar roupas de cores específicas para resolver problemas específicos, comer determinadas comidas ou pular ondas na praia para que o ano novo traga magicamente toda felicidade do mundo.
Freud entende a nossa personalidade regida por dois princípios antagônicos: o Princípio do Prazer e o Princípio de Realidade; o primeiro está mais próximo aos primeiros anos de nossa infância em que a busca do prazer e a evitação do desprazer são nossas características principais, e, o segundo está relacionado ao final da adolescência e toda a vida adulta. Mas não é tão simples assim, pois, muitos de nós chegamos à idade adulta e nos comportamos como crianças, plenos da magia e da busca maníaca de prazer, desprezando totalmente a realidade. Não é que o princípio de prazer seja de todo mal, não, bem longe disso, o mal está no excesso, na crença em um universo paradisíaco aonde não exista a dor, a frustração, o sofrimento, enfim, a tudo que nos humaniza.
Por isso eu desejo a todos que se forem estabelecer metas para o novo ano, estabeleçam metas realizáveis, concretas, dentro do princípio de realidade. Não deixe que o princípio de prazer lhe seduza tanto nessas escolhas, como por exemplo, refletir e considerar que
não é possível perder trinta, vinte ou dez quilos em um ano sem esforço (dieta, exercícios etc.).
Sem esforço não conseguimos sair do lugar. Esperar pela magia, pelo milagre, pela ação de sei lá qual criatura divina não modificará nossa vida, pelo contrário, nos fará permanecer imobilizados.
Desejo por fim que tomemos como modelo ou como meta o que se expressa de forma tão significativa e simbólica na escultura de Bobbie Carlyle, intitulada "self made man", nós nos construindo, nos criando, nos transformando a partir de nosso próprio esforço.
Vale um último lembrete: você pode começar a fazer as mudanças que quer fazer em si mesmo hoje, não precisa esperar a virada do ano; então faça cada dia ser um bom dia pra você, vivendo um dia de cada vez nesse planetinha confuso e redondo, que pode até não ser o melhor pra se viver mas por enquanto é o único que temos. Feliz Ano Novo !