quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Pálido Ponto Azul: Carl Sagan



"Tem-se falado da astronomia como uma experiência criadora de firmeza e humildade. Não há, talvez, melhor demonstração das tolas e vãs soberbas humanas do que esta distante imagem do nosso miúdo mundo. Para mim, acentua a nossa responsabilidade para nos portar mais amavelmente uns para com os outros, e para protegermos e acarinharmos o ponto azul pálido, o único lar que nós conhecemos". Carl Sagan (1934-1996)

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Quem são elas?

Nos últimos dias postei dois videos da neurocientista carioca Suzana Herculano-Houzel e hoje postei um da filósofa americana Ayn Rand sem sequer apresentá-las;  então, corrigindo essa pequena falha segue abaixo uma mini biografia das duas.
Suzana Herculano-Houzel é Bióloga, professora universitária (UFRJ) e autora de inúmeros trabalhos na área de neurociência. Descobri garimpando no youtube que ela tem (ou tinha) um quadro no programa Fantástico da rede globo (que não assisto), o que combina muito bem com seu jeito didático de passar temas complexos numa linguagem acessível. Maiores informações no site dela: www.suzanaherculanohouzel.com .
Ayn Rand (1905-1982) foi escritora, dramaturga e roteirista, nascida na Rússia e radicada nos EUA, desenvolveu um sistema filosófico chamado de "Objetivismo" em que defende o individualismo filosófico, o liberalismo econômico e o egoísmo racional. Suas principais obras são: A Nascente e A Revolta de Atlas. 

Ayn Rand - Amor Romântico e Sexualidade (legendado)